Log in
Registrar
Árvore genealógica gratuita. Software de genealogia gratuita. Constrói uma árvore genealógica. Cria sua árvore genealógica.Árvore genealógica gratuita. Software de genealogia gratuita. Constrói uma árvore genealógica. Cria sua árvore genealógica.Árvore genealógica gratuita. Software de genealogia gratuita. Constrói uma árvore genealógica. Cria sua árvore genealógica.

Introdução à Genealogia

A genealogia é o passatempo, a arte e a ciência de explorar a história de sua família, descobrindo quem foram os seus antepassados e de onde veio a sua família. A Internet tornou a pesquisa genealógica mais rápida e fácil, fornecendo muitos recursos históricos on-line, permitindo que muitos de nós, rápida e facilmente, encontremos informações sobre os nossos antepassados. Para traçar
sua herança ancestral e a história de sua família, siga o conselhos abaixo e desfrute do hobby cada vez mais popular da genealogia.

Escolhendo seu objetivo

Antes de começar a pesquisa da sua história familiar, é conveniente definir aquilo que você pretende alcançar. Pretende seguir a linhagem paterna com a sua continuidade de sobrenome ou a linhagem materna ou talvez até investigar uma lenda de família? Pode ser que a decisão se ocorra por si própria, caso a pesquisa se mostre difícil. No entanto, caso decida seguir mais do que uma linha, mantenha a sua pesquisa organizada e arquive os resultados separadamente para evitar confusão.

A História da Família Começa em Casa

A regra de ouro ao pesquisar a história familiar é tentar investigar o passado a partir daquilo que já conhece. Como tal, a história familiar começa verdadeiramente na sua casa e você pode ficar surpreendido com aquilo que já sabe ou que tem acesso dentro da sua própria família. Não é necessário ter muitos detalhes para começar, mas é bom registrar toda e qualquer informação que esteja disponível e procurar mais informações junto dos seus parentes.

O melhor ponto de partida: Você

Comece registrando os seus próprios detalhes/elementos - data e local de nascimento, casamento, cônjuge, filhos - seguidos pelos detalhes referentes aos pais, avós e assim sucessivamente, conforme for lembrando.

Próximo passo: Os seus parentes

É possível aumentar o conhecimento sobre a família com informações obtidas com parentes, mas é necessária uma abordagem paciente e cuidadosa. As histórias de família podem ser distorcidas com o passar do tempo, mas ainda assim devem ser registradas para verificação futura. Assegure-se de entrevistar os seus parentes, especialmente os mais idosos, pois estes podem ter informações sobre os seus antepassados que não estão em nenhum banco de dados. Anote tudo para referência futura. Entrar em contato com os seus familiares pode muitas vezes revelar uma experiência gratificante e enriquecedora.

Alcançar o sucesso

O grau de sucesso na investigação da sua história familiar é determinado por vários fatores, muitos deles se encontram fora do seu controle. O sucesso pode depender dos registros que ainda se encontram/existem, do seu sobrenome ser mais ou menos popular, da posição social e nível de educação da família e da possibilidade de transcrição de erros. Contudo, o sucesso pode também depender da sua própria tenacidade, mantendo um espírito aberto e não julgando nada como garantido, sendo metódico, abordando um problema a partir de mais de um ângulo confirmando os vestígios que forem encontrados. Ao contrário da ocasional "parede intransponível", você poderá verificar que a investigação genealógica é quase tão extraordinária como a satisfação da descoberta.

Documentos e fotografias

A maior parte das famílias possuem fotografias ou documentos antigos, que podem ser úteis ao historiador da família. Exemplos de documentos que poderão ser encontrados e que constituem uma ajuda significativa para a sua pesquisa são:
Certidões de nascimento, casamento e de óbito, obituários, bíblias familiares, certificados escolares, certificados de graduação no ensino superior e prêmios, registros do serviço militar, documentos relativos a empresas ou negócios, documentos de imigração, de viagens, diários, agendas de endereços, agendas de aniversário, cartas, cartões postais, recortes de jornais e autobiografias.

Observe as fotografias antigas de família e veja quantas pessoas reconhece. Mostre estas fotografias aos parentes mais idosos para lhes reavivar a memória. Tente pedir-lhes para identificarem os rostos que conseguirem, assim estas informações são preservadas.

Qualquer informação reunida de dentro da própria família pode ajudar a fundar a base da história da família.

Informe-se sobre a história da família, participe de uma Sociedade

As bibliotecas e livrarias possuem uma grande quantidade de material sobre a história da família. Você também pode participar de uma sociedade relacionada à história de famílias. Por uma pequena tarifa anual, você receberá todos os benefícios de uma assinatura (revista, instalações para pesquisa, bibliotecas bem armazenadas, serviços de pesquisa e conselhos instantâneos) e encontrará outros indivíduos que possuem o mesmo interesse. Pense na possibilidade de se inscrever numa sociedade na área onde procede à investigação. Você pode ainda recorrer à Internet para se juntar a uma comunidade genealógica ativa. Você encontrará fóruns onde poderá colocar questões, ler respostas, conhecer os sucessos e os fracassos de outros assim como encontrar recursos adicionais.

Escolha as ferramentas adequadas

A árvore genealógica é o núcleo de qualquer pesquisa sobre a história da família e a sua construção torna-se muitas vezes uma viagem excitante que se desenrola como se fosse uma história de detetive. Manter a informação da árvore genealógica armazenada com anotações pode, rapidamente mostrar-se incontrolável; utilize portanto o software genealógico para conseguir manter o controle sobre os vários indivíduos da sua árvore genealógica e sobre as várias relações entre eles. O Family Tree Builder é uma boa opção. Ele é gratuito, suporta múltiplos idiomas, oferece uma interface muito simples para introdução e revisão de dados, e permite organizar toda a sua coleção de fotografias de acordo com os parentes que nelas constem.

A Internet oferece muitos dados genealógicos, mas esta informação está espalhada sendo difícil de encontrar. Para poupar tempo, utilize o programa de busca dedicado à genealogia no MyHeritage.com Research. Este pode contribuir para a automática obtenção de resultados a partir de importantes bancos de dados na Internet, relativos aos sobrenomes e indivíduos que você for pesquisar.

Compartilhe e divirta-se

Uma vez que você monte a árvore de sua família, recolha algumas interessantes interessantes antigas de sua família e reúna lendas, histórias e anedotas familiares, não guarde este tesouro para si mesmo! Publique-o na Internet para que a sua família e amigos possam apreciá-lo. Eles estarão aptos a contribuir, também, em suas pesquisas e talvez ajudá-lo a preencher lacunas de informação. Parentes distantes podem, do mesmo modo, encontrá-lo e, deste modo, primos há muito tempo separados poderão voltar a se reunir como resultado de seus esforços. Utilize MyHeritage.com Family Pages para criar um site da família e compartilhar a sua árvore genealógica, juntamente com os fatos importantes da história da família e suas jóias históricas, incluindo fotografias, documentos, histórias e muito mais. Convide os seus parentes para se tornarem membros do site e abra algumas áreas do seu site para acesso de visitas on-line. Compartilhe e divirta-se!
 
 
Lendo...
Lendo...